Data do evento: 27/10/2023

Imersão em Apuração Preliminar e Integridade

A imagem mostra um auditório. À direita, em frente a um grupo de pessoas sentadas, há um homem de pé fazendo uma apresentação. Ele veste um terno escuro com uma camisa branca e gesticula com a mão direita. Atrás dele, há uma tela de projeção grande que exibe uma apresentação em PowerPoint. A tela tem um cabeçalho que diz “Detran-SP”, seguido pelo subtítulo “Imersão em Apuração Preliminar e Integridade”. O fundo da tela de projeção mostra uma imagem de uma estrutura arquitetônica. O público está sentado em fileiras de cadeiras estofadas na cor creme, ouvindo atentamente. A sala tem paredes azuis-escuras e teto com telhas de absorção acústica. Ao fundo, há janelas que mostram a lateral de um prédio ao lado e o céu claro.
Acervo do Detran-SP

No dia 27 de outubro de 2023, no Auditório da sede do Detran-SP, foi realizada a Imersão em Apuração Preliminar e Integridade. O evento contou com seis palestras:

Confira o evento na íntegra a seguir: 

Gravação do evento

No bloco 1, Inácio de Loiola Mantovani Fratini, procurador do Estado de São Paulo, falou sobre a importância da iniciativa de criação de novas diretrizes para o combate aos desvios funcionais e de corrupção dentro da instituição.

No bloco 3, Marcela Gonçalves Godoy, procuradora do Estado, apresentou diversas definições de assédio sexual, seus os tipos e as consequências dessa infração tanto para a vítima quanto para a instituição e a Administração Pública.

No bloco 5, Nelson Luis Lemos, gerente setorial do Detran, apresentou algumas dicas para a coleta de informações de casos envolvendo fraudes que, mesmo em casos de dúvida, devem  ser reunidos e periciados.

No bloco 2, José Carlos Cabral, Procurador do Estado, falou sobre desvios éticos, condutas inadequadas, irregularidades e fraudes que podem comprometer a integridade da instituição.

No bloco 4, Kristina Yassuko Iha Wandalsen, procuradora do Estado Assistente, apresentou algumas definições sobre o conceito de assédio moral e suas modalidades, e trouxe exemplos práticos de conflitos que caracterizam esse tipo de assédio.

No bloco 6, Waldirene Santana, auditora interna, explicou que, de acordo com as medidas adotadas pelo Governo do Estado, o Detran-SP instituiu a área de Compliance e Integridade a fim de melhorar as práticas internas com conscientização e reforço de valores éticos para combater condutas suspeitas.

Materiais complementares

Material de apoio: Compliance e Integridade

Formato: PDF - Tamanho: 1,2 MB

Download