Data do evento: 25/03/2024

Reunião da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS (CTPNAT)

A imagem é uma foto. Em uma sala de auditório, várias pessoas com vestimentas formais estão sentadas em volta de uma bancada retangular. Sobre a bancada, há notebooks e garrafas d’água.
Acervo do Detran-SP

No dia 25 de março de 2024, o novo Sistema Estadual de Trânsito (Sistran), lançado no final de fevereiro com o objetivo de apoiar os órgãos de trânsito dos municípios paulistas, foi destaque na 8ª reunião ordinária da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), a CTPNAT. Periodicamente, a Câmara discute e propõe ações para a redução do número de lesões e mortes decorrentes de sinistros de trânsito, por meio da adoção de metodologias e iniciativas voltadas à gestão da segurança no trânsito, à implementação de vias mais seguras, ao incremento da segurança veicular, à educação para o trânsito, ao atendimento de vítimas e ao aprimoramento das normas e da fiscalização do trânsito.

A reunião foi sediada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e pelo Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP), contando com a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran), de Detrans e Cetrans de outros estados, como Amazonas, Alagoas, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Paraná. O debate também envolveu representantes da sociedade civil, como as entidades voltadas para a organização viária e proteção de vidas Observatório Nacional de Segurança Viária e Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária.

Gravação do evento

Alguns dos tópicos de destaque durante a reunião foram o novo aplicativo do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) e a importância de os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) fortalecerem a atuação dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans) brasileiros para a implantação de uma política pública efetiva de prevenção de sinistros em nível estadual.